Como todos sabem o Programa de Bolsa Permanência - 2012 já está com suas inscrições abertas, que vão até dia 21/02/2012.
Este ano, o edital está um pouco mais explicativo e foram feitos modelos de declarações que podem ser utilizadas pelo aluno e sua família para padronizar e otimizar o processo de seleção e avaliação e contribuir com as informações prestadas aos alunos, já que as dúvidas sobre declarações são as mais frequentes.
Conferir Edital e declarações: http://www.unipampa.edu.br/portal/noticias/2350
Baseado na experiência que já temos de outros processos de seleção, vamos colocar aqui as dúvidas mais frequentes sobre documentação:
- Primeiro gostaria de dizer que o grupo familiar pode ser mais extenso do que somente as pessoas que vivem na mesma casa. Por exemplo: o aluno tem um irmão que está em outra cidade estudando, mas depende da renda familiar para se manter fora da casa onde reside a família, então este irmão deve ser contabilizado no grupo familiar. Outro exemplo é se por acaso o aluno for receber ajuda de um irmão, tios, avós, ou outros para se manter na cidade onde realiza seu curso de graduação, esta pessoa deve ser citada e comprovada fonte de renda.
- As declarações de independência podem ser feitas por aqueles que já não dependiam economicamente de sua família para sobreviver e não dependerá durante a realização de seu curso de graduação, devendo comprovar também sua fonte de renda e como se manterá na cidade de Alegrete. O fato do aluno ir viver sozinho em Alegrete não o caracteriza como independente. O mesmo é válido para os alunos emancipados, muitos podem ser emancipados e ainda dependerem economicamente da família.
- No item renda, o aluno deve apresentar toda documentação referente a situação de sua família claramente, sem confusões que podem ser interpretadas como incoerência nos dados apresentados e causar indeferimento. Por exemplo: o salário apresentado menor do que o que consta na declaração de Imposto de Renda e outros.
- As declarações de desempregado + cópias das Carteiras de Trabalho, conforme pedido no Edital são os documentos mais "esquecidos" pelos alunos e maior motivo de indeferimento, prestem atenção neste item. Todos os familiares que não possuem trabalho tanto formal quanto informal, maiores de 18 anos, inclusive o aluno, devem comprovar que não trabalha.
- A pessoa que é pensionista do INSS ou outra instituição pode realizar trabalho também, então deve comprovar a pensão e ainda se exerce ou não atividade remunerada.
- Sobre comprovante de residência que não está no nome dos pais ou outro integrantedo grupo familiar na cidade de origem e em nome do aluno na cidade de Alegrete - fazer declaração justificando.
- As declarações que devem ser feitas pelo próprio aluno, exceto a de independência, não precisa de reconhecimento da assinatura em cartório. Para as declarações dos outros membros da família é válido o que consta no Edital.
- A documentação de conta bancária pode ser cópia do cartão do banco, extrato da conta corrente, contrato de abertura de conta, desde que seja CONTA CORRENTE e emNOME DO ALUNO, nunca conta poupança.
Demais dúvidas contactar a Assistente Social ou equipe do NuDE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário